top of page

O que você precisa saber sobre o Ransomware


2017 foi dominada por grandes ataques de ransomware, uma ameaça cibernética relativamente nova que mantém dados cativos até que um resgate seja pago. O ataque WannaCry do ano passado causou impacto em mais de 200.000 computadores em todo o mundo , com vítimas em vários setores. Na semana passada, a empresa que produz chips para muitos iPhones culpou uma variante WannaCry por desativar várias de suas fábricas . Em 2016, o número de ataques de ransomware triplicou, saltando de um ataque a cada dois minutos no primeiro trimestre do ano para um a cada 40 segundos no terceiro trimestre . Embora nenhuma organização esteja imune, os setores regulamentados, como saúde, financeiro e jurídico, são mais freqüentemente visados ​​do que outros.

O que é o Ransomware?

O ransomware é um tipo de software mal-intencionado, geralmente usado com uma vulnerabilidade conhecida, que é introduzido em um dispositivo normalmente por meio de uma combinação de engenharia social e descuido (por exemplo, phishing por email, pen drive USB etc.) O nome ransomware vem do que acontece em seguida um ataque: uma vez que maus atores tenham acesso a um dispositivo ou rede, eles rapidamente bloqueiam, via criptografia, os arquivos da vítima e exigem pagamento - resgate - pago em criptografia para desbloquear os arquivos. É claro que não há garantia de que os atacantes irão desbloquear os arquivos da vítima mesmo depois que o resgate for pago, e, pior ainda, os hackers já poderiam ter dado uma olhada e encontrado maneiras de explorar ainda mais as informações confidenciais que eles agora controlam.

É por isso que a sincronização e compartilhamento de arquivos corporativos (soluções EFSS) representam uma vulnerabilidade que pode potencialmente piorar esse tipo de ataque. As soluções EFSS possuem grandes quantidades de dados valiosos - provavelmente todos os documentos comerciais confidenciais da sua organização. A maioria das soluções EFSS sincroniza automaticamente os arquivos do dispositivo de um usuário até o repositório central (nuvem) sempre que uma nova versão do arquivo é criada ou salva. Se um arquivo for compartilhado com outros usuários, o sistema também sincronizará a versão mais recente com seus dispositivos. O que isso significa se de repente você se encontrar vítima de um ataque de ransomware?

Considere o seguinte cenário:

  • Você abre um e-mail de aparência inocente e faz o download do anexo, que tem um arquivo infectado, que imediatamente criptografa seus arquivos.

  • Pior, seu sistema é sincronizado com o sistema de colaboração de conteúdo em nuvem da sua organização, que sincroniza o arquivo infectado com todos da sua empresa. Isso significa que o arquivo - agora criptografado - não está mais acessível no repositório central.

  • Esse ataque não só pode causar pânico em toda a empresa por medo de vazar dados de negócios, mas também interrompe a produtividade dos funcionários, forçando seu fluxo de trabalho a parar porque eles não podem acessar seus arquivos.

Quase 60% das empresas atingidas pelo ransomware tinham mais de 100 funcionários e 25% eram empresas com mais de 1.000 funcionários . Com tantos riscos em risco, sua empresa precisa implementar um plano e um conjunto de ferramentas que permitam a recuperação rápida e eficiente de uma violação.

Como o BlackBerry pode ajudar

Os ataques cibernéticos continuam a aumentar exponencialmente em tamanho e frequência, causando bilhões de dólares em danos aos nossos governos, empresas e sociedade . As soluções de sincronização e compartilhamento de arquivos corporativos (EFSS) facilitam o compartilhamento de informações pelas organizações em um ambiente de trabalho digital, mas esses pontos de extremidade estão se tornando rapidamente os principais alvos dos ataques cibernéticos. Com uma solução EFSS pronta para ataques, como o BlackBerry Workspaces , sua empresa pode identificar e isolar rapidamente arquivos infectados e revertê-los para versões limpas em apenas alguns passos simples.

m resposta à crescente ameaça representada pelos ataques de ransomware, a BlackBerry integrou um novo recurso de recuperação de ransomware em nossa plataforma Workspaces. Com o mais recente lançamento de segurança do BlackBerry Workspaces, você pode:

  • Rapidamente conter e limitar a propagação de arquivos infectados

  • Coloque as ferramentas nas mãos dos administradores rapidamente para responder e se recuperar de um ataque de ransomware, para que seus funcionários possam voltar aos negócios imediatamente

  • Aproveite os controles granulares que permitem rolar seletivamente usuários, arquivos e pastas impactados de volta às versões de pré-ataque

  • As ferramentas de recuperação de ransomware do BlackBerry Workspaces estão prontamente disponíveis para o administrador restaurar sistemas após um ataque, sem a necessidade de suporte premium ou a assistência de um provedor de serviços

Esses recursos se baseiam nas soluções voltadas à segurança que a BlackBerry orgulha-se de garantir que as empresas continuem em execução, que os funcionários possam continuar seu trabalho e que as necessidades de conectividade possam ser atendidas sem a preocupação de ataques de software mal-intencionados.

Para saber mais sobre o recurso de recuperação de ransomware do BlackBerry Workspaces, faça o download do nosso whitepaper . Visite-nos on - line para saber mais sobre o BlackBerry Workspaces e inscreva-se para uma avaliação gratuita de 30 dias.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page