top of page

CEO John Chen da BlackBerry anuncia sua aposentadoria na empresa


Há 10 Anos atrás a BlackBerry estava enfrentando uma grande crise financeira, isso porque os antigos gestores fizeram uma má gestão na empresa BlackBerry, na época a empresa havia adotado o sistema BlackBerry OS10 em seus smartphone, ainda relutando para não se render ao sistema Android, foi ai que a situação da empresa piorou, os grandes donos de aplicativos começaram a abandonar o sistema e com isso os smartphone ficou com poucos apps sem o Facebook que na época o Mark zuckemberg foi um dos primeiros a retirar o suporte depois veio o whatsapp seguidos de outros apps importantes, desde ai o número de usuarios desses dispositivos foi caindo drasticamente devido as faltas de apps na loja!


Foi ai que o até então atual CEO John Chen assumiu a empresa com a proposta de tirar a BlackBerry dessa situação ou seja tirar a empresa do vermelho que por diversas vezes quase chegou a falência, as estratégias adotadas pelo CEO não agradou muito os fãs da marca quando ele anunciou que iria tercerizar a produção dos smartphones e que seriam Androids, assim como o último aparelho feito pela BlackBerry o PRIV, e que dali pra frente a BlackBerry iria focar no que sabia de melhor que era os Softwares com soluções ultra inteligentes e seguras! (afinal ela surgiu disso) e com isso, o lado dos smartphone não deram certos no futuro, mas na que na questão de softwares a empresa foi se recuperando cada vez mais, e continuou a ser uma referencia...


ainda que algumas decisões de John Chen não tenha agradado a muitos, a sua meta foi atingida na empresa e na data de ontem 30/10/23 ele fez uma "Carta" anunciando sua aposentadoria da empresa, segue abaixo a versão traduzida:


Queridos amigos e colegas,

É difícil acreditar que já se passaram 10 anos desde que entrei na BlackBerry. É verdade que o tempo voa e as memórias duram para sempre.


Hoje anunciei, com muito pesar, que vou me aposentar do BlackBerry, no dia 4 de novembro de 2023, agora que o futuro da Empresa está estabilizado. Você já deve ter ouvido a história de como Prem Watsa me forçou a sair da aposentadoria em 2013 com um apelo para salvar a BlackBerry, uma empresa icônica amada por muitas pessoas, inclusive eu. Como eu poderia dizer não?


Entrei na BlackBerry com três prioridades principais. Primeiro, para garantir a sobrevivência da BlackBerry, reparando a sua saúde financeira, uma vez que a empresa estava a poucos dias de uma potencial falência na altura. Segundo, estabelecer uma nova estratégia e alinhar as capacidades da Empresa para cumprir essa estratégia. Terceiro, preparar a Empresa para o crescimento a longo prazo. Agora que cada uma destas prioridades foi alcançada, parece que é o momento certo para partir.


Ao relembrar tudo o que vivenciamos e conquistamos juntos, a lista dos melhores momentos é longa. Construímos uma empresa que é inquestionavelmente inovadora, tem um propósito claro, é altamente disciplinada e opera com integridade.


Como equipe, nos estabelecemos como líderes da indústria automotiva com a QNX, aumentando nossa presença no mercado quase quinze vezes na última década. Criamos a IVY, uma plataforma de dados da ponta à nuvem revolucionária para IoT com um potencial empolgante. Mantivemos nossa liderança na indústria de UEM com determinação. Estamos estabelecendo novos padrões em segurança cibernética de IA, detendo mais de cinco vezes mais patentes de IA/ML do que os concorrentes. Temos um portfólio de comunicações seguras (AtHoc, SecuSUITE, BBMe) incomparável. E a lista continua.


Sinto-me orgulhoso por ter mantido viva esta grande empresa e por ter definido uma estratégia que nos manteve fiéis à nossa missão e valores fundadores. A Empresa tem agora uma oportunidade única de construir um mundo do qual todos possamos nos orgulhar – um mundo confiável e definido por software.


Estou triste por compartilhar com vocês a notícia de minha aposentadoria do BlackBerry sem aviso prévio. No entanto, achei importante esperar que o Projeto Imperium seguisse seu curso para evitar interromper este próximo passo crítico para a Empresa; uma empresa na qual muitos de nós derramamos sangue, suor e lágrimas.


Saiba que estou saindo profundamente em conflito, mas também com a certeza de que é o momento certo para isso. Os últimos 10 anos foram uma jornada com altos e baixos, mas sou grato pelo tempo gasto e levo comigo muitas lembranças preciosas. Meus sinceros agradecimentos a todos que tornaram esse momento memorável e me apoiaram. Desejo ao BlackBerry grande sucesso no futuro e estarei torcendo pela empresa nos bastidores.


Gostaria que todos nós pudéssemos nos despedir pessoalmente e esperar que nossos caminhos se cruzassem novamente.


João Chen.


essa foi a citação dada para o publico, e agora que ele deixará o cargo, quem será que deve assumir o lugar dele? será que essa pessoa poderá querer dar mais uma chance ao mundo dos smartphones? será que Elon Musk aceitaria ser CEO da BlackBerry? 👀 isso veremos nos próximos capítulos, mas comente ai a sua opinião.

 

John Chen é Presidente Executivo do Conselho e CEO da BlackBerry. Nomeado em novembro de 2013, John liderou a recuperação da BlackBerry, estabilizando a posição financeira da empresa, garantindo sua viabilidade e dinamizando suas operações de hardware de consumo para software empresarial. Hoje a empresa aproveita as atuais oportunidades de crescimento em IoT e Cibersegurança e é pioneira na convergência destes dois mercados.

John é um líder empresarial distinto e executivo comprovado em recuperação, com mais de 40 anos de experiência em engenharia e gerenciamento. Antes de ingressar na BlackBerry, John atuou como presidente e CEO da Sybase Inc., onde reinventou a empresa e alcançou 55 trimestres consecutivos de lucratividade durante seu mandato de 15 anos.


Reconhecido como um líder inovador e uma voz respeitada na política externa, John testemunhou perante o Congresso sobre as relações comerciais EUA-China e foi nomeado pelo presidente dos EUA, George W. Bush, para servir no Conselho de Exportação do Presidente. Em 2006, foi nomeado co-presidente do Comité Consultivo para Fronteiras Seguras e Portas Abertas. Além disso, John presidiu a Mesa Redonda Consultiva de Política EUA-China para o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), atuou no Conselho do Comitê Nacional de Relações EUA-China desde 2012 e é membro do Comitê dos 100 desde 1997. e seu presidente de 2009-2011.


John se formou magna cum laude pela Brown University com bacharelado em engenharia elétrica e mestrado em engenharia elétrica pelo California Institute of Technology (Caltech). John é professor honorário da Universidade de Xangai e doutorado honorário da Universidade Estadual de San Jose, da Universidade da Cidade de Hong Kong e da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. John recebeu prêmios do Instituto EUA-Ásia, da Fundação Política EUA-China, do Conselho Empresarial Califórnia-Ásia e da Fundação Educacional da Câmara de Comércio EUA-Pan-Ásia-Americana.


John atuou no Conselho de Administração da The Walt Disney Company (2004-2019) e da Wells Fargo & Co. (2006-2018) e como administrador da Caltech (2008-2022). John é membro do Conselho Consultivo do US Chamber China Center. Ele também atua na comunidade sem fins lucrativos e é membro do conselho do Comitê Nacional de Relações EUA-China, membro do CFR, administrador nacional do The First Tee e governador da Sinfônica de São Francisco.


fonte: BlackBerry

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page